Estudantes da EE Vergelino Mateus de Oliveira realizam varal solidário

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 23, 2021 as 08:44 | Voltar

A iniciativa começou com a coordenadora pedagógica Susie Marciano Dorna  juntamente com a professora Francislaine Paes Farias da “Escola da Autoria”  Vergelino Mateus de Oliveira no município de  Rio Verde de Mato Grosso-MS, que resolveram inovar no que se trata de atividade pedagógica.  Surgiu a ideia do projeto varal solidário com a turma do segundo ano A,  com o intuito de estimular novos hábitos em relação a sustentabilidade  e conscientizar sobre o ato da solidariedade ao que esta sem utilidade no âmbito domiciliar, entre essa prática, se desapegar de roupas, calçados acessório e objetos em geral.

De acordo com a equipe idealizadora do varal solidário, coordenadora pedagógica Susie Marciano Dorna e professora Francislaine Paes Farias, a participação de todos da comunidade escolar seja nas doações como na retirada das peças do varal é livre, pois o lema do projeto é: “Doe o que puder, pegue o que precisar. Sendo assim todos os envolvidos não precisam necessariamente doar para pegar, pois pensando de maneira geral, alguns dos  alunos são de comunidades carentes, que nem sempre tem o que doar.

Todo material recebido de doação pelos alunos, professores, gestores, coordenadores, esta sendo entregue higienizado, ou seja, estão doando peças limpas e cheirosas. Algumas peças entre tantas vieram com alguns detalhes na costura e pequenas manchas. Essas peças serão customizadas pelas professoras colaboradoras do projeto, professora Maria Dinalva da Silva e a professora  Maria Vieira da Silva. Dessa forma tudo esta sendo reaproveitado através das técnicas utilizadas pela criatividade dos alunos e apoio das professoras colaboradoras para que nada seja descartado ao meio ambiente.  Os alunos passaram a trazer constantemente peças para serem penduradas no varal, o mesmo esta sendo diariamente renovado.

A retirada das peças esta sendo realizada por todos da comunidade escolar no início logo após a entrada, e no momento do recreio e lanche dos alunos.

Relata a professora Francislaine Paes que os alunos estavam receosos para adquirir as peças, mas no decorrer do dia após sanar as dúvidas dos alunos os mesmos deixaram a timidez de lado e participaram escolhendo livremente várias peças que estavam estendidas no varal.

Publicado por: Keoma Mateus Bezerra

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.