A iniciativa começou com a coordenadora pedagógica Susie Marciano Dorna juntamente com a professora Francislaine Paes Farias da “Escola da Autoria” Vergelino Mateus de Oliveira no município de Rio Verde de Mato Grosso-MS, que resolveram inovar no que se trata de atividade pedagógica. Surgiu a ideia do projeto varal solidário com a turma do segundo ano A, com o intuito de estimular novos hábitos em relação a sustentabilidade e conscientizar sobre o ato da solidariedade ao que esta sem utilidade no âmbito domiciliar, entre essa prática, se desapegar de roupas, calçados acessório e objetos em geral.
De acordo com a equipe idealizadora do varal solidário, coordenadora pedagógica Susie Marciano Dorna e professora Francislaine Paes Farias, a participação de todos da comunidade escolar seja nas doações como na retirada das peças do varal é livre, pois o lema do projeto é: “Doe o que puder, pegue o que precisar. Sendo assim todos os envolvidos não precisam necessariamente doar para pegar, pois pensando de maneira geral, alguns dos alunos são de comunidades carentes, que nem sempre tem o que doar.
Todo material recebido de doação pelos alunos, professores, gestores, coordenadores, esta sendo entregue higienizado, ou seja, estão doando peças limpas e cheirosas. Algumas peças entre tantas vieram com alguns detalhes na costura e pequenas manchas. Essas peças serão customizadas pelas professoras colaboradoras do projeto, professora Maria Dinalva da Silva e a professora Maria Vieira da Silva. Dessa forma tudo esta sendo reaproveitado através das técnicas utilizadas pela criatividade dos alunos e apoio das professoras colaboradoras para que nada seja descartado ao meio ambiente. Os alunos passaram a trazer constantemente peças para serem penduradas no varal, o mesmo esta sendo diariamente renovado.
A retirada das peças esta sendo realizada por todos da comunidade escolar no início logo após a entrada, e no momento do recreio e lanche dos alunos.
Relata a professora Francislaine Paes que os alunos estavam receosos para adquirir as peças, mas no decorrer do dia após sanar as dúvidas dos alunos os mesmos deixaram a timidez de lado e participaram escolhendo livremente várias peças que estavam estendidas no varal.
Publicado por: Keoma Mateus Bezerra