Inscrições para Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2023 encerram dia 05 de maio

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 27, 2023 as 15:57 | Voltar

 

Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam elaborar uma redação sobre o tema“Saúde mental nas escolas públicas”.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso de Redação do Senado Federal do Projeto Jovem Senador, com a temática sobre “Saúde mental nas escolas públicas”.

Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as comissões julgadoras estaduais das Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores. Na etapa posterior, uma comissão julgadora nacional seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.

Jovem Senador

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

Os jovens senadores serão selecionados por meio do Concurso de Redação do Senado Federal que este ano traz como tema: “Saúde mental nas escolas públicas”, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento que se encontra no site do Senado Federal disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Os autores das 27 redações vencedoras, um de cada estado e do Distrito Federal, são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

Inscrições

O período de inscrição para o Concurso de Redação do Senado Federal iniciou em 08 de fevereiro e termina no dia 05 de maio de 2023. A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a respectiva Secretaria de Educação.

A escola deve orientar os professores e estudantes a fazerem o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site senado.leg.br/jovemsenador.

Veja o cronograma do Jovem Senador 2023

05/05/2023 Prazo final das inscrições por meio do envio das redações escolhidas pelas escolas às Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
31/05/2023 Prazo final para as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal enviarem ao Senado as três redações escolhidas.
06/2023 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, dos vencedores estaduais.
06/2023 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, da redação vencedora do Concurso Nacional de Redação.
21 a 25/08/2023 Semana de Vivência Legislativa do Jovem Senador 2023.

Mais informações e esclarecimentos sobre o Programa Jovem Senador 2023, podem ser obtidas na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, pelos telefones (67) 3318-2341/2329.

Com informações de: sed.ms.gov.br

Publicado por: Keoma Mateus Bezerra

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.