Novas Tendências no Ensino de Matemática – Módulo II – A Aprendizagem da Matemática através do Ensino Exploratório

A Coordenadoria Regional de Coxim – CRE4 realizou no dia 30/06/2018 o segundo encontro do “Estudo continuado aos Docentes – Novas tendências no ensino da Matemática”. O estudo idealizado e executado pela equipe pedagógica tem por objetivo propor momentos de reflexões e troca de conhecimento para os docentes através de metodologias diferenciadas por meio de oficinas, visando à ação pedagógica do ensino da matemática. Neste encontro foi trabalhado o Módulo II – A Aprendizagem da Matemática através do Ensino Exploratório, onde estavam presentes a Coordenadora Regional de Educação de Coxim Maira de Quevedo, a professora Justina Souza Souto Paiva – Gestora Pedagógica, as professoras formadoras e as professoras colaboradoras Adriana Silveira e Rafaela Paula Carvalho Morais. A dinâmica deste evento foi realizada por meio das seguintes etapas: primeiro foi realizada uma apresentação cultural com o Prof.Rubens Alves de Souza, posteriormente foi explanado o conceito teórico com a Prof.ª Doutora PhD Adriana Silveira Vieira, depois ocorreram as oficinas mediadas pelas professoras formadoras e colaboradoras de práticas metodológicas com sugestões pedagógicas voltadas para a temática do ensino exploratório, em seguida houve sociabilização desenvolvidas pelos professores cursistas em sala de aula. Segundo a avaliação deste módulo o estudo foi bem-sucedido  de acordo com os relatos da maioria dos docentes participantes.

"Nós nunca sabemos nada, pois o aprendizado é infindável".

Edson Trokideias Falcão

Publicado por: tmotta@fazenda.ms