O Instituto Ayrton Sena promove formações online para apoiar educadores em meio à quarentena

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 29, 2020 as 08:24 | Voltar

Para apoiar a sociedade e comunidade escolar a enfrentar este período de forma criativa, responsável e empática, o Instituto Ayrton Senna vem atuado em diversas frentes, compartilhando conhecimentos construídos ao longo de 25 anos de atuação. Além da criação de um espaço em seu site sobre Competências Socioemocionais em Tempos de Crise, a organização tem promovido e apoiado formações online sobre o tema com profissionais de educação de territórios parceiros.

Com o objetivo de seguir com o processo formativo continuado dos profissionais e promover a interação entre eles, os encontros digitais acontecem periodicamente e contam com a participação de professores, gestores escolares e profissionais das coordenadorias regionais e Secretarias de Educação. O trabalho tem como foco o debate sobre o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais neste período, criando um movimento estruturado para manter o vínculo entre os profissionais de educação e abrindo espaço para a troca de experiências. Nos encontros online também estão sendo discutidos o acolhimento dos alunos na volta às aulas e a retomada de atividades escolares após o isolamento social.

As formações online têm acontecido em diversas redes onde há iniciativas do Instituto Ayrton Senna, como Ceará, Mato Grosso do Sul, Fortaleza (CE), Sobral (CE) e Teresina (PI), entre outras. Em Mato Grosso do Sul, houve a participação de 67 educadores, dos quais 2 integram a equipe de formadores da Coordenadoria Regional de Educação CRE-4 Coxim. Os webinars (seminários online) oferecidos para os profissionais da Secretaria de Educação do Estado de MS ocorrem semanalmente e dão continuidade às formações do Diálogos Socioemocionais, desenvolvido no território desde 2019. De acordo com a rede de ensino, as ações apresentam um norte e um caminho sólido, valorizando os educadores e demonstrando a relevância e a necessidade de continuidade do projeto.