O Projeto “1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CR4: Bioeconomia Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” envolve o subtema “Horta” em algumas Escolas Estaduais da Região Norte de Mato Grosso do Sul
A fórmula de sucesso dessa empreitada pode parecer simples, mas exige muita motivação e ações ininterruptas. O sustento desta iniciativa é formado por professores pesquisadores apaixonados pelo que fazem e pelo empenho dos estudantes de turmas de 9º Anos EF e Ensino Médio que já conseguem compreender os benefícios da sustentabilidade e da bioeconomia.
A composição das hortas simbolizou para as Escolas Estaduais EE Santos Dumont, EE Francisco Ribeiro Soares, EE Silvio Ferreira, EE Vergelino Mateus de Oliveira e EE Thomaz Barbosa Rangel, um ponto de partida para incentivar grandes mudanças no comportamento dos estudantes e introduzir melhores práticas pedagógicas e de gestão ambiental.
No avanço do projeto foram incluídas ações como preparação de irrigação criada pelos estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares e da EE Silvio Ferreira, fazendo uso de equipamentos reciclados.
EE Silvio Ferreira - Coxim MS EE Francisco Ribeiro Soares - Pedro Gomes MS
Envolveram ainda, planejamento de canteiros e métodos de compostagem na EE Santos Dumont e EE Vergelino Mateus de Oliveira, onde também foi possível mudar a dinâmica da geração de lixo orgânico local, discernindo com mais clareza o que deve, ou não, ser descartado como inservível. Os resíduos orgânicos são destinados à composteira e garantem adubo de excelente qualidade para os canteiros da horta.
EE Vergelino Mateus de Oliveira – Rio Verde de Mato Grosso MS
EE Santos Dumont – Costa Rica MS
Destaca-se também que a horta pensada pelos alunos da EE Thomaz Barbosa Rangel envolve muito a questão social e ajuda na merenda escolar, além de ensinar o valor do meio ambiente.
EE Thomaz Barbosa Rangel – Rio Verde de MT MS
Saiu no CONSED: http://www.consed.org.br/central-de-conteudos/construcao-de-ideias-cientificas-e-tecnologicas-cre-4-beneficia-05-escolas-na-regiao-norte-de-ms
Publicado por: Keoma Mateus Bezerra