Equipe da Coordenadoria Regional de Educação de Coxim realiza ação Justiça Restauradora na Escola.

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 11, 2021 as 10:58 | Voltar

Nos dias 04 e 05 de outubro os professores formadores da CRE4 Jaderson Teodoro  e Gleysson Freitas, realizaram em Campo Grande o curso Facilitadores de Práticas Restaurativas nas Escolas, por meio do termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de MS e a Secretaria de Estado de Educação (SED).  A capacitação foi voltada aos profissionais da educação que atuam nas 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CRES) da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Justiça Restaurativa na Escola é um programa que promove a cultura da paz utilizando o diálogo buscando a prevenção de conflitos e violência na escola, por meio de práticas restaurativas desenvolvidas com os estudantes, professores e pais/responsáveis.

Na manhã do dia 10 de novembro, os técnicos reaplicaram na Coordenadoria Regional de Educação em Coxim parte do que foi aprendido.

O método consiste em colocar os indivíduos para tratar das questão em relação a problemática a ser resolvida, dessa forma evitando e prevenindo novos conflitos , mantendo a escola, um ambiente mais saudável  para os alunos, professores e gestores.

Os participantes relatam após o círculo o quanto saem satisfeitos e “leves “ toda energia ruim, angústia e aflição simplesmente se dissipam durante a prática restaurativa, promovendo um ambiente agradável e mais produtivo, seja pessoal ou relacionado ao trabalho.