A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Viriato Bandeira, localizada em Coxim-MS, teve dois projetos aprovados na chamada FUNDECT N° 15/2022-PITEC MS (Fundação de Apoio ao desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul 2022 que estão atualmente em execução. A primeira pesquisa intitulada “Extração de Óleos Essenciais a Partir de Plantas da Flora Sul Mato-Grossense (Coxim-MS) e Seu Uso na Produção Artesanal de Sabonetes”, com orientação da Professora Dra. Greicy Ellen de Brito Ferreira e é executada pelas estudantes Alana Vitória Amorim da Silva, Carolina Oliveira Motta, Júlia dos Reis Gonçalves e Raika Lemos da Silva. Esse trabalho científico que está sendo desenvolvido pretende realizar a construção de um extrator de óleo essencial com materiais alternativos, seguindo o modelo descrito na literatura. Após isso, será realizada uma pesquisa de campo, que tem como intuito levantar junto à população idosa e curandeiros, as plantas locais da cidade de Coxim-MS que possuem propriedades medicinais, valorizando assim, o saber empírico popular, cultura e raízes do povo. Essas plantas então serão coletadas e suas partes serão submetidas a extração. Com o óleo essencial já extraído, estes serão usados na confecção artesanal de sabonetes. Os sabonetes confeccionados serão testados de maneira simples por dois grupos de pessoas (grupo testado e controle), a fim de observar suas propriedades farmacêutica e fitoterápica. Ao resgatar a importância do saber popular sobre plantas medicinais nas unidades de ensino da Educação Básica, podemos trazer à luz o despertar do conhecimento dos nossos educandos para a valorização de raízes culturais, assim como para a preservação ambiental, uma vez que os mesmos serão instigados a fazer o uso sustentável da flora para que haja uma melhor qualidade de vida.
A segunda pesquisa é intitulada “Investigação In Silico de plantas da região peripantaneira frente ao SARS-CoV-2” é orientada pelo Professor Me. Geilson Rodrigues da Silva e tem a a execução realizada pelos estudantes: Luan Augusto Rodrigues Nunes, Maria Eduarda Pereira Rodrigues, Nicolly Ungaratto Dos Santos e Ryan Kaelester De Souza Silva. Essa pesquisa visa a utilização de simuladores computacionais para determinar moléculas com potencial bioativo, especificamente antivirais, pois esses simuladores contribuem ao apontar um caminho promissor para alvos moleculares. Além disso, permitem ganhos de tempo e redução de custos na investigação científica, que pode viabilizar a detecção de novas moléculas com potencial antiviral com um tempo menor, visto que os vírus têm uma rápida dinâmica de infecção. Não foram encontradas na literatura, pesquisas que utilizem simulações computacionais no estudo de potencial antiviral de plantas na região peripantaneira. Espera-se, com essa pesquisa, apontar moléculas promissoras oriundas da região que tenham potencial para serem antivirais, especificamente frente ao SARS-Cov-2 que provocou uma pandemia afetando a vida de bilhões de pessoas. Também irá apontar simuladores computacionais que são importantes para análise dessa tipologia, otimizando novos caminhos para apreciações mais rápidas e eficientes de moléculas em testes clínicos, visto a alta diversidade de infecção viral.
Ambas análises que estão sendo desenvolvidas na escola evidenciam que é possível que elas sejam desenvolvidas na Educação Básica através da pesquisa científica que, juntamente com Projeto de Vida e o despertar do Protagonismo Estudantil, formam os principais pilares da Escola da Autoria.
Publicado por: Keoma Mateus Bezerra