Técnicos da CRE4 Coxim participam de curso de Práticas Restaurativas na Escola

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 7, 2021 as 14:38 | Voltar

Os Técnicos da Coordenadoria Regional de Educação Cre4 Coxim, Gleysson Emanuel de Souza Freitas e  Jaderson Teodoro participaram do curso pratica restaurativa na escola, em Campo Grande MS.

A Coordenadoria de Psicologia Educacional (COPED), vinculada à Superintendência de Políticas Educacional (SUPED), promoveu, de 04 a 05 de outubro, no Centro de Formação professora doutora Mariluce Bittar, o curso de Práticas Restaurativas na Escola, para técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação. O intuito da formação foi de instrumentalizá-los (coordenadores regionais) com essa ferramenta de resolução de conflitos no ambiente escolar.

O Programa é uma parceria entre Governo do Estado e Tribunal de Justiça e tem por objetivo promover a cultura da paz, a resolução e a prevenção de conflitos no contexto escolar utilizando como principal ferramenta o diálogo estruturado. Vale ressaltar que a equipe de trabalho está vinculada à Coordenadoria da Infância e Juventude e à Coordenadoria de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a psicóloga e instrutora da COPED, Valquiria Rédua da Silva, o objetivo do curso é ampliar o campo de ação do programa Justiça Restaurativa na Escola levando atendimento para os municípios atendidos pelas Coordenadores Regionais de Educação. Durante a formação, os técnicos das CREs aprenderam algumas metodologias denominadas práticas restaurativas, que são procedimentos e atividades que podem colaborar para a prevenção e na resolução positiva de conflitos em geral, contribuindo para evitar a violência e garantir a melhoria das relações no espaço escolar.

O curso foi ofertado pela equipe de facilitadores da Justiça Restaurativa na Escola, teve duração de 16 horas presenciais e 04 horas de atividades remotas, ministrado pelos formadores Carlos Alberto Carvalho, Kézzia Adriana Alencar Castro, Maria Alice Alves da Motta, Soleide Bento da Silva. Os técnicos das CREs, formados facilitadores, receberão supervisão mensal dos técnicos da equipe da Justiça Restaurativa na Escola.